Farol Porto Seguro, Bahia, Brasil
Localização | Porto Seguro, Bahia, Brasil |
---|---|
Coordenadas | 16° 26′ S 39° 3′ W |
Construção | 1907 |
Inauguração | 1947 (torre actual) |
Altura | 12 m |
Altitude | 57 m |
Alcance luminoso | W 26 R 21 milhas náuticas |
Características | Luz: Al Fl W R 30s |
№ internacional | G-0296 |
№ da NGA | 110-18176 |
№ da ARLHS | BRA-084 |
1907. Active; focal plane 57 m (187 ft); flash every 10 s, two white flashes followed by one red flash. 12 m (39 ft) square cylindrical masonry tower with gallery, painted white. Silvio and Ana Paula have an excellent photo, Wikimedia also has a photo, and Google has a satellite view. Located on a bluff above the coastal highway (BR 367) about 1.5 km (1 mi) north of Porto Seguro, marking the entrance to the protected channel behind a reef that fringes the coast. Site open, tower closed. ARLHS BRA-084; Admiralty G0296; NGA 18176.
Fonte: http://www.unc.edu
.
O Farol de Porto Seguro é uma farol do Estado da Bahia, no Brasil. Está localizado na Cidade Histórica, numa encosta acima da estrada costeira (BR-367), a cerca de 1,5 km (1 milha) a norte de Porto Seguro, marcando a entrada do canal protegido pelo recife que orla a costa.
Torre de alvenaria quadrada, com galeria e 12 metros de altura, tudo pintado de branco.
Emite dois relâmpagos brancos seguidos por um vermelho, com um período de 30 segundos.
História
De acordo com o IPHAN, Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional, o farol terá sido inaugurado no dia 10 de julho de 1907, “em sessão extraordinária do Conselho Municipal de Porto Seguro realizada da Casa de Câmara e Cadeia”, tendo estado presentes, o coronel intendente José Ribeiro Coelho, o representante do governo federal capitão-tenente Heráclito Graça Aranha e o engenheiro Alfredo Setúbal. O primeiro farol terá sido construído num terreno com 60 metros de frente por 60 de fundo, doado pelo município ao Governo Federal.Em 1947, o antigo farol, que tinha “estrutura de ferro, com escada externa”, foi substituído pela torre actual. Ainda segundo o IPHAN, a obra terá sido efectuada sob a responsabilidade de Mário Seixas Santos, encarregado de sinalização náutica da Bahia. Os materiais necessários à obra terão vindo de Salvador, transportados pelo navio Ilhéus. De então para cá, há registo da demolição do murete que cercava o local, por ordem do perfeito Valdívio Costa, na década de 1980.
Fonte: http://pt.wikipedia.org
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário