Farol Belmonte, Bahia, Brasil
Fonte: https://www.mar.mil.br
1885. Active; focal plane 36 m (118 ft); white flash every 6 s. 34 m (112 ft) octagonal pyramidal cast iron skeletal tower with central cylinder, lantern, enclosed watchroom, and gallery, incorporating 2-story keeper’s quarters. Lighthouse painted with red and white horizontal bands. CAMR’s photo is at right, Eduardo Athayde has a fine closeup, another photo is available (third photo on the page), and Google has a satellite view. Prefabricated in France, the lighthouse was moved twice to escape beach erosion, the first time being in 1907. Located in the town of Belmonte, about 70 km (45 mi) north of Porto Seguro. Site open, tower closed. ARLHS BRA-012; Admiralty G0294; NGA 18172.
Fonte: http://www.unc.edu
.
O Farol de Belmonte foi encomendado na França em 1892. Diz a lenda que o Farol era para ser entregue na Belmonte de Portugal , mas o comandante do navio goiabou e entregou na Belmonte errada , e por ali ela ficou até hoje. Mas como lenda é lenda , a história oficial desmente esse fato.
Encomendado em 1892 à mesma empresa que construiu a Torre Eiffel, o Farol de Belmonte teve que ser removido em 1907 porque o avanço do mar terra adentro fez com que ele ficasse dentro d’água. Anos depois, novamente o Farol estava ilhado e mais uma vez foi transferido para nova posição, onde está até hoje.
Ocorre que com o passar dos anos o mar resolveu recuar, devolvendo 1.500m de terra à cidade. Isto significa que o Farol hoje está a esta distância da praia, no centro da cidade. Como os baianos, o mar da Bahia parece também não se importar muito com disciplina, regras e afins. Com a mudança do curso do rio , o mar recuou quase 2 kilometros , e com isso aconteceu um negócio engraçado. O farol que era na beira da praia , hoje se encontra no meio da cidade. Por isso , se você se espantar em encontrar um farol no meio da cidade , não pense que o cara que colocou ele ali era burro.
Construído em ferro, é fixado por 8 parafusos chumbados ao solo. Tem 35m de altura e alcance de 18 milhas náuticas.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário